Empresas investem em ações ambientais

E através da parceria com o Programa Despoluir, ainda são premiadas com o Prêmio QualiAr

A data não poderia ser mais propícia… Na próxima sexta-feira, 14 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Combate à Poluição, representantes de 100 empresas do setor de transportes e logística receberão o troféu do Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr, em solenidade marcada para as 19 horas, no Sest Senat de Cariacica.

Para conquistar o prêmio, as empresas de transportes – tanto do segmento de passageiros como de cargas – precisam ser aprovadas nos quatro testes trimestrais de emissão de poluentes que são realizados pelos técnicos do Programa Despoluir-ES ao longo do ano, sempre entre julho do ano anterior e junho do ano corrente. Nesse período, foram realizadas 26.717 aferições de fumaça em todo Estado e esse número representa uma economia aproximada de 14,3 milhões de litros de diesel. E aliado ao ganho econômico, essas empresas também deixaram de emitir 856 toneladas de material particulado no meio ambiente.

“Ao aderir ao Programa Despoluir, as empresas têm a seu dispor uma inspeção veicular periódica que proporciona maior eficiência e qualidade na manutenção preventiva e corretiva dos veículos. E esse trabalho gera redução de consumo de óleo diesel, já que veículos aferidos consomem menos, e consequentemente contribui na redução de custos operacionais, no controle das emissões de poluentes e na melhoria da qualidade do ar”, argumenta o coordenador do Despoluir-ES, João Paulo Lamas, lembrando que num cenário de crise econômica como o que estamos vivendo, a redução de custos operacionais pode fazer grande diferença nas planilhas mensais das empresas de transporte.

“Mais do que nunca, as empresas estão precisando rever custos. E embora seja um programa de cunho ambiental, o Despoluir possibilita a redução no consumo de combustível. E isso é muito importante, pois o diesel é um dos insumos mais caros para o setor”, completa.

Mais sobre o Prêmio QualiAr

O QualiAr é um prêmio pioneiro entre todas as federações que operacionalizam o Programa Despoluir e seu objetivo é homenagear as empresas que atingem as metas de redução da emissão de poluentes e do consumo de diesel estabelecidas pelo Programa Despoluir. Aquelas que conseguem 100% de aprovação nos testes de fumaça preta conquistam o troféu.

E de acordo com os percentuais de opacidade obtidos pela frota, elas são classificadas em três categorias: Ouro, Prata ou Bronze. Das 100 empresas vencedoras na edição deste ano, 59 receberão o troféu Ouro, 35 o Prata e 6 o Bronze.

Serviço

13º Prêmio QualiAR

Data: 14 de agosto

Local: SEST SENAT de Cariacica – Rodovia José Sete, s/nº, Trevo de Alto Lage, Cariacica

Horário: 19h30d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);