Dicas de manutenção para veículos a diesel

Mas antes de qualquer coisa, escolha o veículo que mais se adeque ao trabalho

 

 

12/01/16

Na hora de escolher um veículo grande, seja ele ônibus ou caminhão, empresários e/ou caminhoneiros autônomos precisam ter em mente, dentre outras coisas, o modelo mais adequado para o trabalho, a potência do motor, o número de marchas e o consumo de combustível.

E por que é tão importante ter esse tipo de preocupação? Porque uma vez escolhido errado, esse ônibus ou caminhão vai resultar em mais despesas de manutenção, desperdício de combustível e ainda vai piorar a poluição e o trânsito.

E após a compra criteriosa, os cuidados com a manutenção não terminam. Confira abaixo algumas dicas importantes que devem fazer parte da rotina dos veículos movidos a diesel.

 

Excesso de velocidade: não pratique. Gasta, polui e mata. O excesso de velocidade só traz malefícios.

Aumenta o consumo de combustível, aumenta o risco de acidentes, aumenta o uso do freio e diminui sua eficiência e durabilidade e aumenta o desgaste de pneus e transmissão. É mais poluição e mais desperdício. A legislação de trânsito deve ser respeitada.

 

Conta-giros: use a faixa verde

Na faixa verde do conta-giros é onde está o maior torque e o menor consumo do motor. Rodando nela, o veículo é mais econômico, tem maior vida útil e polui menos. Mantenha freios e elétrica em ordem. Não fique muito tempo em marcha lenta. Além de aumentar a poluição, aumenta o consumo de combustível e ainda causa menor vida útil ao motor.

Verifique sempre se não há vazamentos no sistema de freios, e se a bateria ou baterias estão em bom estado.

 

Desconfie de óleo diesel muito barato

Além de aumentar o consumo e poluir mais, o “diesel batizado” só traz problemas ao motor, causando entupimento de bicos, perda de força e poluição.

 

Pneus: mantenha corretamente calibrados

Pneu vazio aumenta o consumo de diesel e acelera o desgaste da banda de rodagem. Muito cheio, aumenta o desgaste do centro da banda de rodagem e o risco de cortes. O maior consumo gera mais poluição. O desgaste excessivo gera descarte antecipado do pneu, sobrecarregando o meio ambiente e o bolso.

 

Pneus velhos: descarte corretamente

Se o pneu já não pode mais ser reutilizado, deve ser levado a um local de reciclagem – revendedores e recuperadores de pneus – para ser triturado, servindo de matéria-prima para outros fins. Pneus velhos sobrecarregam o meio ambiente.

 

Óleo: mantenha o nível, troque e descarte corretamente

Falta de óleo e óleo velho põem o motor em risco de quebra e diminuem sua vida útil. Troque na quilometragem indicada pelo fabricante, e use o óleo correto. A correta destinação do óleo usado é o processo de rerrefino, que o retorna à condição de óleo básico, reutilizável na produção de novos óleos. O óleo usado é coletado por empresas rerrefinadoras cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), conforme exigência legal. Assim, o meio ambiente ganha pela não-contaminação do solo e águas e pela diminuição do uso de nova matéria-prima na produção de lubrificantes.

 

Baterias: um risco ambiental. Cuide delas.

Baterias contém chumbo, um elemento tóxico prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Cuidado com vazamentos. Após utilizar uma bateria devolva-a aos estabelecimentos que as comercializam. Eles são obrigados a guardá-la em locais apropriados e destiná-la à reciclagem.

Não rompa o lacre da bomba

Ganha-se muito pouca potência, às custas de um grande aumento de consumo de diesel e de fumaça preta. O desgaste e as quebras do motor também aumentam. E o custo e a poluição crescem.

Filtro de ar: mantenha limpo e troque se necessário

Não passe ar no filtro para limpar. Isso danifica o cartucho e permite a entrada de poeira, o que irá danificar o motor. Troque sempre o cartucho por um novo quando estiver saturado. Observe o indicador de restrição do filtro e troque sempre que indicada essa necessidade.

 

Manutenção preventiva: siga o plano do manual

Garanta a operação sempre otimizada do veículo, evitando desperdício de diesel e paradas inesperadas. O uso de peças originais e oficinas capacitadas garantem o melhor resultado.O veículo é um conjunto de sistemas que deve estar sempre em boas condições, para não gerar emissões desnecessárias de poluentes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Fetransportes e Anfavea