Da Intersindical saem as demandas do TRC

TRC precisa de renovação, transparência e inovação

 

Se no primeiro dia do Conet&Intersindical, na quinta, 2 de agosto, as discussões giraram em torno da defasagem do frete, do impacto da paralisação dos autônomos e da tabela de frete mínimo, nesta sexta, 3, a Intersindical colocou em discussão assuntos de grande interesse para o transporte rodoviário de cargas, não relacionados diretamente às questões mercadológicas. E ficou claro que o fortalecimento do TRC no Brasil depende de renovação nas gestões, transparência e relação de confiança. Além disso, deve ser o foco de atuação de todas as entidades do segmento, respeitando suas individualidades, mas com atenção no desenvolvimento do todo, sempre de olho na inovação. Pela primeira vez acontecendo no Espírito Santo, o evento reuniu mais de 300 lideranças e empresários do segmento do Hotel Golden Tulip.

No período da manhã, os principais temas debatidos foram a manutenção das entidades sindicais após o fim da contribuição obrigatória e as negociações trabalhistas após a reforma.

Narciso Figueirôa Junior, assessor jurídico da NTC&Logística, falou sobre algumas medidas que já vem sendo adotadas pelos sindicatos do TRC para geração de receitas alternativas, como aumento do quadro de sócios mantenedores; ampliação dos serviços oferecidos aos associados (cursos, certificação digital, bolsa de emprego, seminários e palestras técnicas, clube de compras, assessoria jurídica); faixas diferenciadas de contribuição associativa; comissões de Conciliação Prévia e convênio médico e odontológico com gestão compartilhada (setor patronal e trabalhadores).

Outro tema também discutido na primeira parte da Intersindical foi a criação de uma comissão que tratará, entre outros assuntos, da manutenção das entidades do setor.
“Precisamos, mais do que nunca, fortalecer o sentimento do associativismo, mostrar ao empresário e ao associado a importância de estar perto das entidades representativas, seja federação, sindicato ou associação”, destacou o presidente do Transcares e anfitrião desta edição do Conet&Intersindical, Liemar Pretti.