Contagem regressiva para o maior evento de trânsito do ES

2º Seminário Capixaba de Segurança de Trânsito será dia 14

Está chegando a hora! O mês chegou trazendo a campanha mundial Maio Amarelo e também toda a expectativa acerca do 2º Seminário Capixaba de Segurança de Trânsito, que já está sendo considerado o maior evento temático do Espírito Santo e será realizado no dia 14 de maio, no Centro de Convenções de Vitória. Até o momento, 257 pessoas já estão inscritas, mas quem quiser ainda pode garantir presença, pois as inscrições podem ser feitas até a sexta, 10 de maio.

No Espírito Santo acontecem quase 40 mil acidentes de trânsito, sendo 14 mil com vítimas, e cerca de mil mortes todos os anos nas rodovias federais, estaduais e vias municipais. O volume e a gravidade dos acidentes afetam o sistema de saúde e a rede assistencial, desde a fase do atendimento pré-hospitalar até à reabilitação/readaptação do acidentado. Os custos com acidentes têm representado algo em torno de R$ 2,8 bilhões e o grande número de vítimas concentram-se nos jovens.

E esses números, que causam enorme impacto social e econômico, vão embasar o seminário, cujo objetivo principal é produzir conhecimento integrando três eixos que norteiam o trânsito: saúde, mobilidade e tecnologia.

Programação

Um dos palestrantes será o representante da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Victor Pavarino, que vai apresentar estratégias adotadas em países de referência classe mundial para salvar vidas no trânsito.

Na sequência, serão realizados três painéis. No primeiro, Saúde e Impactos à Segurança do Trânsito, os palestrantes vão apresentar a relação do cuidado com a saúde frente aos impactos no aumento das taxas de acidentes. Dentre os debates, um que abordará como o consumo de álcool e o de substâncias psicoativas tem avançado em meio a uma sociedade que cada vez dorme menos e cuida menos da sua saúde.

O painel seguinte debaterá o Futuro da Mobilidade. “Nunca se falou tanto em mobilidade urbana, mas pouco tem sido o debate efetivo desse tema para a segurança de trânsito”, ressalta o Consultor de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, adiantando o nome do Coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global de Fortaleza, Dante Rosado, que vai falar sobre a experiência de sucesso mundial que virou realidade na cidade.

O último painel vai tratar de Inovação e Tecnologia, e como elas podem suprir as diversas demandas na prevenção de acidentes. Um dos destaques deste momento será a apresentação da Mercedes-Benz, que promete trazer ao Estado um pouco do futuro do transporte em termos de segurança veicular.

O 2º Seminário de Segurança de Trânsito é uma realização da Fetransportes e tem patrocínio da Mercedes-Benz, Viação Águia Branca, Vix Logística, V1, Veltec, Sinales, Atman Systems, Eco 101, Laboratório Tommasi, Motora, Globalsys, ItMaster, Angis e Atento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fetransportes