Congresso paulista tem participação de Renan Chieppe

Presidente da Fetransportes apresentou a história do Grupo Águia Branca

A Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) conseguiu, enfim, realizar o seu tradicional Congresso Paulista do TRC, que chegou à 16ª edição. Previsto inicialmente para 2020, ele teve de ser adiado em função da pandemia do coronavírus e acabou acontecendo de 9 a 11 de junho, na cidade paulista de Campos do Jordão. E um dos palestrantes do encontro, que reuniu mais de 250 pessoas, entre lideranças, empresários e executivos do setor, foi o presidente da Fetransportes e do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe. Na manhã da sexta-feira, 10, ele apresentou o Case Grupo Águia Branca.

Segundo o presidente da federação paulista, Carlos Panzan, o adiamento do evento fez com que a programação sofresse uma pequena modificação. “Preparamos uma programação diversificada para que todos os congressistas pudessem se atualizar diante de tantos desafios que enfrentamos com a pandemia que ainda continua e com o conflito no leste europeu”, argumentou.

Apesar disso, a palestra de Chieppe estava prevista deste antes da pandemia. Ela começa na história da empresa, que em julho completará 76 anos, e chega ao plano de crescimento de 100% nos próximos cinco anos, passando, ainda, pelo sistema de governança da empresa e preparação das próximas gerações da família para a garantia da perenidade dos negócios. “Eventos como este são ótimos para estreitar relacionamento, ouvir e compartilhar experiências. São momentos agregadores”, destacou Chieppe.

Além desta palestra, a programação da sexta, 10, continha o painel Perspectivas Políticas e Econômicas e reunião dos núcleos da Comjovem de São Paulo sobre Sucessão nas Entidades de Classe.

Mais sobre o evento

Na abertura do Congresso, Carlos Panzan destacou a atuação das entidades para conquistar avanços importantes e comentou sobre o êxito da ação direta de constitucionalidade promovida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o Supremo Tribunal Feral (STF), fixando o entendimento definitivo de que o contrato de transporte, como atividade comercial, permitida a terceirização ao transportador autônomo sem a caracterização de vínculo de emprego. Outro assunto comentado por ele foi o apoio que o setor recebeu do governo de São Paulo, firmando duas parcerias para oferecer, por meio do Sest Senat, cursos gratuitos de capacitação de trabalhadores em transporte.

Também no primeiro dia foi feita a entrega da Medalha Mérito do TRC Paulista Adalberto Panzan a Natal Arnosti Júnior (presidente do Sindicado das Empresas de Transportes de Carga de Araraquara e Região – SETCAR), na Categoria Líder Classista do TRC; Oswaldo Vieira Caixeta Júnior (sócio-diretor da Transac Transportes) na Categoria Empresário do TRC; e Rosa Eliane Gasparini Barberato (gerente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São José do Rio Preto e Região – SETCARP) na Categoria Profissional do TRC.

Presidente da CNT, Vander Costa também foi homenageado. Porém como não pôde estar presente, presencialmente, na abertura recebeu a medalha no encerramento, no sábado, 11.
Contudo, antes do encerramento, os participantes ainda assistiram os dois últimos painéis da edição: Sustentabilidade Automotiva e Inserção da Mulher nos Negócios.

Fonte: Fetcesp e Assessoria de Comunicação Fetransportes