Conexão RH: Sest Senat-ES inova e arrasa!

No ano passado, o Departamento Nacional do Sest Senat lançou o Conexão RH, projeto que nasceu com o objetivo de fortalecer a gestão de RH das empresas de transportes que vivem desafios gigantes não é de hoje! Normalmente, o evento acontece em outubro, com palestras, exposição e análises temáticas. Mas o Conselho Regional do Espírito Santo quis inovar: antecipou o evento para 11 de agosto, na sede da Fetransportes, mudou o formato, ele foi presencial, e apostou numa minifeira que apresentou alguns serviços das unidades e que contou, ainda, com a presença do Programa Despoluir e da van do Programa de Prevenção de Acidentes.

A programação incluiu abertura, gravação de podcast do supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha, para a Resenha do Bruno (canal no YouTube), talk show com a gestora da Viação Pretti, Suiani Passos, e visita à feira, com stands das áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e esporte e lazer, e demonstração do curso de NR – Trabalho em Altura.

Representante do presidente, Renan Chieppe, no evento, o vice-presidente, Liemar Pretti, enalteceu a ideia. “Estou muito feliz por estar representando nosso presidente neste encontro. Eventos como este desenvolvem o setor como um todo e mostram que as pessoas estão buscando informação e conhecimento, estão engajadas. Este é um momento importante para o Sistema Fetransportes e seria importante que a iniciativa acontecesse cada vez mais”.

Ao final das quatro horas de evento, ficou a certeza do dever cumprido. “Estou muito feliz com o resultado! Veio mais gente do que aguardávamos, provando que o boca a boca funciona”, comemora a gerente da unidade da Serra, Fernanda Stanzani.

Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat da São Mateus, Rafael Andrade também saiu satisfeito. “A gravação do podcast e o talk show nos aproximaram de novos gestores. Já fomos procurados por gestores de empresas querendo fazer o mesmo projeto que a Suiani faz em Colatina”.

Convidada especial do evento, Suiani falou da relação de 15 anos com o Sest Senat. E o projeto que ela comentou no talk show e sobre o qual Rafael se referiu trata-se do Sest Senat mais Perto de Você, que oferece acompanhamento preventivo nas áreas de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia na própria empresa.

“Começamos treinando nossos profissionais nos cursos obrigatórios do Contran, depois passamos a usar os serviços de saúde e há dois anos somos parceiros no projeto Sest Senat mais Perto de Você. Antes, nós falávamos do Sest Senat para nossos colaboradores, levávamos a unidade para dentro da empresa. Agora, são eles que ligam, agendam consultas, vão à unidade”, conta.

Marco Rocha foi outro que saiu radiante com o resultado do evento. E acredita que tudo o que foi apresentado vai ecoar no setor, dando mais visibilidade ao trabalho das unidades capixabas.

“O setor de transportes e as empresas vivem um momento delicado. Neste contexto, o Sest Senat abre suas portas e se propõe a ajudar no que for possível. E uma forma eficaz de ajudar é mostrar ao nosso público o que podemos oferecer”, comentou ele, que em resposta a uma seguidora do perfil do Resenha do Bruno sobre a responsabilidade do Sest Senat, deu um recado importante durante a gravação do podcast.

“Nossa responsabilidade é social e isso está em nosso estatuto. Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, toda a nossa receita, que vem das empresas de transportes e logística, tem que retornar para a sociedade em serviços. E carregamos essa responsabilidade com muito orgulho!”

Por falar em recado, quem deixou outro recado importante para o público foi o ex-presidente da Fetransportes e presidente do Setpes, Jerson Picoli. Ele, que havia acabado de chegar de São Paulo, onde participou do Seminário NTU, pediu a palavra e soltou: “Vou compartilhar com vocês algo que ouvi em São PauloEsta equipe que está aqui (referindo-se aos gestores das unidades capixabas, Fernanda Stanzani (Serra), Gilmar Oliveira (Colatina), Simone Monte Alto (Cachoeiro), Nelson Hespanha Borges Filho (São Mateus, que foi representando pelos coordenadores Rafael Andrade e George Pirolla) e Valéria Gonçalves (Cariacica) é referência no Brasil”.

Então, é preciso dizer mais alguma coisa?