Conet&Intersindical discute roubo de cargas

Ocorrências aumentam no Brasil, mas continuam caindo no ES

O roubo de cargas continua sendo um problema grave no segmento de transporte de cargas e logística no Brasil. Ano passado foram registrados 25.950 casos, contra 10,950 de 1998, ano em que a NTC&Logística começou a acompanhar a ação criminosa. E os números representam um aumento de 150%! Esses dados foram apresentados no Panorama do Roubo de Cargas no Brasil, pelo assessor de segurança da entidade, coronel Paulo Roberto Souza, na tarde desta sexta-feira, 3 de agosto, no Conet&Intersindical, em Vitória. A apresentação de Souza integrou um painel temático que contou, ainda, com uma apresentação do superintendente do Trancares, Mario Natali, e do delegado Fabiano Rosa, chefe da Divisão de Repressão de Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil do Estado, da PRF Katiane Gomes e do general Marco Aurélio Vieira.

A realidade nacional, contudo, é bem diferente da capixaba, que há dois anos acompanha redução de casos. Em 2015 foram 71; em 2016 86; em 2017 55; e até agora, em 2018, foram contabilizadas 21 ocorrências.

“Essa nossa realidade é fruto de duas palavras-chave, cooperação e integração, entre entidades, órgãos policiais, secretarias de governo. Mas não nos cabe festejar, e sim nos preparar e evitar que essa mancha criminosa chegue até aqui. Estamos trabalhando muito para isso”, destacou Natali.
De acordo com a apresentação de Souza, a Região Sudeste continua sendo a mais violenta do País (76% a 86% do total dos casos), seguida pelo Nordeste (5,5% a 11%), Sul (4,5% a 10%), Centro-Oeste (2% a 3,5%) e Norte (0,5% a 1,5%).