ES: Candidatos ao governo expõem propostas ao setor produtivo

O Fórum de Entidades e Federações (FEF) realizou nesta segunda-feira (29), no auditório do Hotel Senac, em Vitória, o evento Diálogo com o Setor Produtivo, que reuniu empresários e lideranças para ouvir as propostas de candidatos ao governo do Estado nas Eleições 2022. Por ordem alfabética, conforme critério da organização, os convidados para apresentar suas propostas foram os candidatos Audifax Barcelos (Rede), Carlos Manato (Solidariedade), Guerino Zanon (PSD) e Renato Casagrande (PSB). A seleção dos participantes foi baseada nas melhores colocações de pesquisa eleitoral, que usou como referência a pesquisa do IPEC registrada em 11/08/2022 e publicada pela Rede Gazeta em 17/08/2022.

O FEF reúne as federações do Transporte, Indústria, Comércio e Agricultura, além do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, e é um ambiente onde são debatidos temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Na abertura do evento, o atual coordenador do FEF e diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, destacou a iniciativa do encontro. “Este ano, o FEF se organizou para propor um diálogo unificado entre as instituições que compõem o Fórum, formando um grupo de trabalho composto por técnicos e especialistas de cada instituição, para elaborar uma agenda temática. A agenda é formada por 5 grandes eixos de temas que são importantes vetores de desenvolvimento do Estado”, explicou.

Os eixos são infraestrutura, educação, ambiente de negócios, transformação digital e ESG, e justamente os temas tratados no evento desta segunda. Cada candidato teve 50 minutos para se apresentar e responder às perguntas formuladas pelo setor produtivo e apresentar as suas propostas. E segundo Bernadina, após o processo eleitoral o FEF continuará no debate sobre os temas e no diálogo permanente com o governo do Estado, demais poderes constituídos e sociedade.

O presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, elogiou o evento, considerando que este tipo de diálogo é de extrema importância para o setor produtivo, para os candidatos e para o Estado, e entregou aos quatro candidatos uma carta com proposições do setor, para o segmento de transporte de passageiros e de cargas.

Propostas dos candidatos

Propostas nas áreas de segurança e logística para o Espírito Santo foram alguns dos temas detalhados pelos candidatos.

Considerada área prioritária de atuação pela maioria deles, há propostas de aumento de salário e investimento na inteligência das polícias Militar e Civil. Manato defendeu o aumento da remuneração dos policiais como prioridade e Guerino Zanon seguiu na mesma linha, dizendo que a polícia precisa ter bons salários.

Audifax, que enfatizou durante sua apresentação o exemplo do município da Serra, do qual foi prefeito, e fato de ser gestor, criticou o fato do atual governador não ter usado todo o seu orçamento para a segurança e garantiu que tratará a área com prioridade total, pois a falta de segurança pública atrapalha o ambiente de negócios.

Ainda sobre o tema, Renato Casagrande conversou com jornalistas no final do evento e disse que está dando aumento de salário para todos os níveis das forças policiais, de forma escalonada, até dezembro.

Para viabilizar os projetos de infraestrutura e logística – essenciais não apenas para o setor de transportes, mas para contribuir com a competitividade e o ambiente de negócios –, os candidatos prometerem desburocratizar entraves relacionados às questões de licenças ambientais e defenderam articulação política para tirar projetos de infraestrutura do papel.

Audifax se disse compromissado com a desburocratização. Manato falou em priorizar o diálogo com o setor produtivo e destacou ter um governado alinhado com o Presidente para alavancar projetos de infraestrutura e logística. Guerino foi outro a defender a articulação política, colocando, ainda, a necessidade de uma bancada capixaba forte para trabalhar unida em prol do Estado. E ao falar sobre o tema, Casagrande apontou algumas obras importantes que estão em andamento e comentou que nos seus três anos e oito meses de governo foram R$ 5 bilhões em investimentos em obras de infraestrutura, citando a finalização da Avenida Leitão da Silva e do Portal do Príncipe, em Vitória, o viaduto da Rodovia das Paneleiras, em Carapina, Serra, o Contorno de Jacaraípe, também na Serra, e a estrada que vai de Nova Almeida à ponte do rio Piraquê-Açu, em Aracuz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fetransportes e Assessoria de Imprensa ES em Ação