Camilo Cola recebe a Medalha do Mérito Mauá

O empresário capixaba Camilo Cola, de 97 anos, fundador do Grupo Itapemirim, recebeu na quarta-feira (4) a Medalha do Mérito Mauá, concedida pelo governo federal, em cerimônia realizada em Brasília.

A medalha do Mérito Mauá é uma homenagem do Ministério da Infraestrutura para quem de alguma forma contribuiu para o desenvolvimento do setor de transportes. Ex-pracinha e fundador do Grupo Itapemirim, Camilo Cola é um dos pioneiros do setor no Brasil, desde a criação, em 1953, no Espírito Santo, da Viação Itapemirim, que se transformou em uma das maiores empresas de ônibus da América Latina. Camilo Cola também foi presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de 1987 a 1990.

A Medalha do Mérito Mauá, instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil.

As palavras do ministro Tarcísio Freitas, ao entregar a condecoração, dão dimensão do valor de Camilo para o setor e para o País. “Dois perfis que tenho imenso respeito: pioneiros do empreendedorismo nacional e heróis que combateram na Segunda Guerra. Hoje tive a honra de entregar a Medalha do Mérito Mauá a um homem que reúne estes dois predicados: Camilo Cola”.