Aeroportos brasileiros entre os mais pontuais

Dez aeroportos nacionais no relatório internacional

Dez aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo, segundo relatório produzido pela empresa OAG, principal fornecedora global de informações digitais sobre voos. O levantamento considerou dados de 57 milhões de registros de voos, em todo o mundo, para obter os resultados.

O documento elenca os 20 aeroportos com melhores resultados de pontualidade de acordo com os tamanhos: pequenos, onde embarcam de 2,5 milhões a 5 milhões de pessoas por ano; médios, que movimentam de 5 milhões a 10 milhões; grandes, de onde partem de 10 milhões a 20 milhões de passageiros anualmente; principais, que movimentam de 20 milhões a 30 milhões; e megaaeroportos, onde os embarques superam os 30 milhões por ano.

No ranking dos 20 menores aeroportos mais pontuais do planeta, estão os brasileiros de Curitiba/PR (14º lugar), Recife/PE (17º) e Porto Alegre/RS (20º).

Entre os médios, aparecem os de Belo Horizonte/MG (4º), Santos Dummont/RJ (6º) e Viracopos/SP (12º).

Dos 20 grandes aeroportos mais pontuais, também três são brasileiros: o de Brasília, que ficou em 4º lugar; o do Galeão/RJ, em 5º; e o de Congonhas/SP, em 8º.

Por fim, entre os principais aeroportos do mundo, o de Guarulhos/SP ocupa a 11ª colocação entre os 20 mais pontuais.

Nesses aeroportos, mais de 80% dos voos partiram no horário ou até 14 minutos e 59 segundos depois do horário programado. A partir dos 15 minutos, é considerado atraso.

O Brasil também tem a 5ª rota doméstica mais movimentada do planeta, que é a ponte Rio-São Paulo (entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dummont).

Fonte: Agência CNT de Notícias