Transcol ganha prêmio internacional em sustentabilidade

É felicidade que fala, Sistema Transcol? O Projeto Transcol Mais Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) em parceria com o GVBus, por meio das empresas do Grupo Santa Zita, Unimar e Grande Vitória, recebeu o título de melhor projeto na categoria “Clima e Saúde” da América Latina no UITP Awards 2023. A entrega do prêmio foi feita durante sessão em comemoração aos 20 anos da Divisão Latino-americana da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), que aconteceu em Barcelona, Espanha, em 6 de junho.

A iniciativa ganhou destaque como uma das três melhores do mundo na categoria “Clima e Saúde”, ao lado de projetos da Índia e da Espanha. Foram mais de 330 programas inscritos na categoria, sendo 50 de países latino americanos.

De acordo com o membro do Comitê Executivo do GVBus, Murilo Lara, o reconhecimento internacional ressalta a importância e o sucesso do programa capixaba desenvolvido na Grande Vitória. “As empresas têm adotado várias medidas como controle de contaminação do solo, utilização de energia renovável, reaproveitamento de resíduo e água, entre outras. Isso mostra que estamos no caminho certo em busca de um sistema coletivo mais engajado com o meio ambiente”.

Sistema Global de Sustentabilidade

Segundo a Semobi, o objetivo central do projeto é implementar um sistema global de sustentabilidade, abrangendo não apenas os usuários, mas também os colaboradores envolvidos no sistema de transporte público da Grande Vitória.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, esse programa é de extrema importância para enfrentar os desafios ambientais. “Estamos extremamente orgulhosos e honrados com a conquista do Projeto Transcol Mais Sustentável como o melhor da América Latina no UITP Awards 2023. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e comprometido realizado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, com nossos parceiros e colaboradores”, destacou.

Segundo ele, o Transcol Mais Sustentável tem obtido resultados significativos, o que demonstra ser possível conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. “Esse prêmio coloca o Espírito Santo no mapa internacional como referência em transporte público sustentável”, comemora Damasceno.

Resultados

Entre as conquistas já obtidas, estão:

– Minimização do descarte de resíduos;

– Aumento da reciclagem;

– Implantação da logística reversa;

– A redução dos riscos de contaminação ambiental e o gerenciamento adequado de resíduos, incluindo transporte e destinação final.

É importante destacar que todas essas ações estão alinhadas com a política de ESG (Environmental, Social and Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda de acordo com o secretário, para garantir a eficiência do programa, “todos os resultados são medidos e avaliados, por meio de um sistema on-line, com indicadores e Power BI, fornecendo informações essenciais aos gestores para a tomada de decisões preventivas”, destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação GVBus