Fetransportes e Findes juntas em debate sobre infraestrutura

A boa notícia veio por meio da participação no FEF – Fórum de Entidades e Federações, que integra as federações do Transporte, Indústria, Comércio e Agricultura, além do movimento empresarial Espírito Santo em Ação. A Fetransportes vai participar, junto com a Findes, de um esforço conjunto para manter uma interlocução formal com governo do Estado acerca da infraestrutura capixaba. E uma primeira ação foi realizada na quinta-feira, 8 de dezembro, e promete render frutos para o Estado. A presidente da Findes, Cris Samorini, recebeu o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, que falou sobre o trabalho de modernização da infraestrutura que tem realizado no estado mato-grossense e compartilhou as alternativas encontradas pela gestão para a concessão da BR-163, que foi devolvida em dezembro de 2021 pela empresa responsável pelo contrato.

O encontro reuniu, além da anfitriã e de Mauro Mendes, o vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, o deputado federal Evair de Melo, o ex-senador do Mato Grosso Cidinho Santos, o presidente do FEF, Nailson Dalla Bernadina, dentre outras lideranças. Presidente da Fetransportes, Renan Chieppe não pôde estar presente e foi representado por Nailson. Mas o setor também estava representado pelo presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.

A situação detalhada por Mendes tem similaridade com o caso da concessão da BR-101, que passa por processo de devolução. As discussões da qual a Fetransportes faz parte envolvem o poder púbico e o setor produtivo, e têm o objetivo de evitar que as obras e os investimentos na rodovia sejam paralisados e isso comprometa a segurança viária, a logística e o desenvolvimento do Espírito Santo.

Durante a reunião, Mendes pontuou que a alternativa do governo estadual assumir a concessão de forma provisória para dar continuidade à duplicação da rodovia só está sendo possível porque houve um diálogo intenso e a colaboração entre diferentes instituições, a exemplo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Essa foi uma solução construída por vários atores. Conseguimos dar solução para um problema que estava se arrastando. Não fazer nada significaria mais acidentes, mais tempo de duração das viagens, menos negócios. Por isso, tivemos a coragem de fazer essa proposta”, destacou o governador.

O vice-governador eleito do Estado, Ricardo Ferraço, aproveitou para reforçar a disposição do governo capixaba de solucionar o caso da BR 101 e frisou que isso só será possível se houver um comprometimento de atores públicos, privados e da sociedade de forma geral.

“Se quiser enfrentar o problema usando remédio velho, a resposta também será velha, ou seja, a não solução. Temos um desafio, mas o governador Casagrande tem determinação para construir as bases e oferecer respostas. É um desafio que precisa ser muito estudado. Tem que haver uma pactuação coletiva. Havendo disposição para fazer diferente, vamos colher também um resultado diferente. O momento é muito oportuno”.

Fonte: Findes