PDF Imprimir E-mail

SEST SENAT capacita profissionais da prefeitura de Guarapari e trabalhadores da área rural



Depois de fechar um pacote de cursos em Anchieta, o SEST SENAT de Viana voltará ao sul do Estado. Desta vez, a unidade realizará treinamentos de máquinas pesadas para funcionários da prefeitura de Guarapari e profissionais que trabalham na área rural daquele município. As aulas terão início no final de outubro.

Ao todo, 20 trabalhadores serão capacitados em quatro cursos: Operador de Retroescavadeira, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator Agrícola e Operador de Motoniveladora (Patrol). Serão 70 horas de treinamento, divididas da seguinte forma: 10 horas teóricas e 20 práticas para os cursos de Retroescavadeira e Pá Carregadeira; outras 10 teóricas e 20 práticas para os de Trator Agrícola e Motoniveladora; e mais 10 horas de Relacionamento Interpessoal.

“O principal objetivo desses cursos é capacitar os profissionais para trabalharem em estradas do interior”, destacou o gerente do SEST SENAT de Viana, Sandro Marcolano Perovano, cujo contato foi todo feito com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Expansão Rural.

Demanda que só cresce


A demanda para operar máquinas pesadas só vem crescendo no Estado. Nas unidades capixabas do SEST SENAT, especificamente, a procura está aumentando bastante nos últimos tempos e Viana, ciente desse novo nicho, tem sido procurada para realizar diversos treinamentos, a exemplo do que já vem acontecendo nas demais unidades do Estado.

No primeiro semestre do ano, o SEST SENAT fechou parceria com a empresa JC Lima e realizou cursos de trator de esteira, retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira, trator agrícola, guindalto e empilhadeira, em Anchieta e cidades vizinhas. Ao todo, cinco turmas foram capacitadas e o resultado agradou.

“O curso foi uma boa opção para quem busca melhores chances no mercado de trabalho porque tudo o que foi passado para nós tinha como base três pontos: como ser eficaz, como atender a requisitos e como obedecer normas. O treinamento foi muito positivo”, destacou o Operador de Guindauto Handeer Gusmão Miranda, colaborador da JC Lima.